2015-02-20

Dragão gigante dourado desfila no primeiro dia do Ano Novo Chinês, cidade em festa para receber o Ano da Cabra


Com Macau em festa para celebrar a chegada do Ano da Cabra, a Direcção dos Serviços do Turismo (DST) deseja a todos os residentes e visitantes saúde e sucesso, fazendo votos para um desenvolvimento saudável e diversificado da indústria turística, e de empenho total para alcançar o objectivo de transformar Macau num Centro Mundial de Turismo e Lazer. 

A DST, em conjunto com o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), o Instituto Cultural (IC) e o Instituto do Desporto (ID), realizou no primeiro dia do Ano Novo Lunar Chinês (dia 19) actividades comemorativas do Festival da Primavera nas Ruínas de S. Paulo e no Largo do Senado, para assinalar a chegada do Novo Ano em conjunto com os residentes e visitantes. O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, participou na ocasião e presidiu à cerimónia de vivificação do leão e do dragão gigante dourado. 


No ano passado Macau recebeu mais de 28 milhões de visitantes oriundos da Grande China (Interior da China, Hong Kong e Taiwan), um aumento de 8,5 por cento, em comparação com o ano anterior. Durante os feriados pelo Festival da Primavera, é esperado grande número de visitantes do Interior da China e regiões vizinhas, que vêm a Macau para as festividades, assim como de visitantes internacionais, que visitam Macau para sentir o ambiente tradicional chinês das comemorações do Ano Novo Lunar. A DST aproveita a oportunidade para, através das iniciativas organizadas, desejar Bom Ano aos residentes e visitantes, e mostrar o espírito bom anfitrião da cidade. 

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, acompanhado da directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, do presidente do IC, Ung Vai Meng, do vice-presidente do Conselho de Administração do IACM, Lo Veng Tak, dos subdirectores da DST, Cecilia Tse e Cheng Wai Tong, a par com representantes da indústria turística, entre outros convidados, na manhã do primeiro dia do Ano, segundo o calendário lunar chinês, presidiram à cerimónia de vivificação do dragão gigante dourado e leões, no largo das Ruínas de S. Paulo, à qual se seguiu uma queima de panchões, no Largo do Senado. Os convidados, em conjunto com o Deus da Fortuna, distribuíram, em seguida, "lai-sis" e lembranças pelos residentes e visitantes no Largo do Senado, em ambiente de grande animação, sobretudo na altura de receber "lai-sis" das mãos do Deus da Fortuna, como sinal de boa sorte, fazendo votos de prosperidade e abundância para Macau. 

O desfile do dragão gigante dourado, com 238 metros de comprimento, percorreu vários pontos de atracção turística. O dragão gigante, seguido de leões, espalhou pela cidade votos de um bom Ano da Cabra, pleno de vitalidade e oportunidades. A cabra, animal do Zodíaco Chinês auspicioso, terno e harmonioso, representa votos de um bom começo de ano para os residentes, pleno de harmonia e união, para em conjunto lutar por uma melhoria de Macau. 

Seguindo a tradição dos anos anteriores, durante o Ano Novo Lunar, os balcões de Informações Turísticas da DST distribuem também, a partir de hoje, um número limitado de "lai-sis", com dizeres auspiciosos e uma moeda de dez avos. 

O programa das festividades, incluindo o percurso do desfile do dragão gigante dourado, que se realiza no primeiro e segundo dias do Ano Novo Chinês, está disponível para consulta de residentes e visitantes na página electrónica da DST, em: http://www.macautourism.gov.mo. 

Para as noites do terceiro e décimo dias do Ano Novo Lunar Chinês (21 e 28 de Fevereiro), a DST organiza uma série de actividades festivas de grande escala ao ar livre, no âmbito da "Parada de Celebração do Ano da Cabra". Este ano, foram pela primeira vez convidados para animar a Parada artistas famosos de Hong Kong. Na noite do terceiro dia do Ano Novo Lunar actuam Miriam Yeung e Andy Hui, com Johnson Lee a desempenhar o papel de mestre de cerimónias. E a cantora Stephy Tang actuará no décimo dia do Ano Novo Lunar. A noite do terceiro dia do Ano Novo Lunar termina com um espectáculo de fogo de artifício, para desejar aos residentes e visitantes um bom começo de ano. 

Por outro lado, com os oito Roteiros Turísticos "Sentir Macau passo-a-passo" lançados pela DST, durante o período do Ano Novo Lunar, os visitantes podem seguir os percursos sugeridos pelos roteiros, calcorrear as diferentes zonas de Macau e apreciar as atracções e ambiente festivo da época. Entre o primeiro e o décimo dia do Ano Novo Lunar (19 a 28 de Fevereiro), a DST terá pessoal destacado em dez pontos de atracção turística de Macau, para responder a perguntas e apresentar as atracções aos visitantes.
Durante os feriados do Festival da Primavera, a Linha Aberta para o Turismo 2833 3000 mantém-se em funcionamento 24 horas, com atendimento personalizado, para responder às solicitações dos visitantes. Mais informações em: http://pt.macautourism.gov.mo/useful/hotline.php.

No comments:

Post a Comment

Search This Blog

About Me

A tiny dust in the universe.